A melancia é uma fruta deliciosamente refrescante que contém açúcar natural, por isso seu sabor docinho. Embora geralmente seja seguro para uma pessoa com diabetes incluir melancia em sua rotina alimentar, vários fatores determinam esse consumo, sendo os principais deles o tamanho da porção e a frequência.
As pessoas que vivem com diabetes precisam ter cuidado com suas escolhas alimentares para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e evitar complicações.
Uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar no controle do açúcar no sangue. No entanto, como a fruta também contém açúcares e carboidratos naturais, é importante definir um tamanho adequado de porção.
A American Diabetes Association (ADA) aconselha que os profissionais que acompanham o caso clínico de pessoas com diabetes devem criar planos individualizados que considerem os objetivos de uma pessoa e a sua saúde no geral.
Índice Glicêmico da melancia
A melancia tem um índice glicêmico (IG) de cerca de 72. Qualquer alimento com um IG de 70 ou superior é considerado um IG alto.
No entanto, a Defeat Diabetes Foundation aponta que devido ao alto percentual de água na fruta, a melancia tem uma baixa carga glicêmica de 5 em uma porção média de 120 gramas (g). A organização recomenda a ingestão de melancia fresca.
Pessoas com diabetes podem combinar a melancia com alimentos ricos em gorduras saudáveis, fibras e proteínas, como nozes ou sementes. Essa combinação de nutrientes pode ajudar a pessoa a se sentir satisfeita por mais tempo e retardar a absorção de açúcar na corrente sanguínea.
Sobre o índice glicêmico
O índice glicêmico desempenha um papel importante na determinação da rapidez com que os alimentos influenciam os níveis de glicose no sangue.
O IG mede a rapidez com que o açúcar dos alimentos entra na corrente sanguínea – quanto mais rápido esse processo, maior a probabilidade de uma pessoa experimentar um pico de açúcar no sangue. O cálculo do IG atribui a cada alimento uma pontuação entre 0 e 100. Quanto maior o número, maior a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea.
Melancia é saúde!
Lembrando que a melancia é uma fruta que contém vitaminas e minerais importantes para uma alimentação equilibrada como:
- vitamina A
- vitaminas B1 e B6
- vitamina C
- potássio
- magnésio
- fibra
- ferro
- cálcio
- licopeno
3 thoughts
Aertenio de Carvalho
Tenho medo de comer melancia, pois diabético tipo 2 e tenho 70 anos.
Aertenio de carvalho
Tenho medo de comer melancia, pois tenho diabetes tipo 2 e tenho 70 anos.
Adamares dos santos de Moraes
Meu último exame de glicose deu 156 oque fazer