As férias são cheias de família, amigos, boa comida e ótimas lembranças. Mas para manter um estilo de vida saudável, mesmo com tanta comilança é preciso balancear, não apenas na diversidade e quantidade dos alimentos e pratos saborosos, mas também compensar fazendo exercícios físicos.
Juntos, todos os compromissos e o estresse que as férias ocasionalmente trazem, podem atrapalhar o nosso bem-estar geral de novembro até janeiro. Mas não precisa ser sempre assim! Felizmente, com alguns truques, é possível manter um estilo de vida equilibrado o ano todo.
E também, não é segredo para ninguém que a vida no modo férias nem sempre anda de mãos dadas com uma vida equilibrada. As receitas de Natal e os drinks extras nas festinhas de fim de ano, podem não corresponder com a alimentação que adotamos no resto do ano.
Lembrando que a melancia é uma opção nutritiva e de baixa caloria para você testar receitas balanceadas e saudáveis durante esse período de "comilança" e equilibrar os exageros!
Além de receitas saborosas e leves com a melancia, você também pode tentar seguir algumas outras dicas para não sair totalmente da sua rotina durante as festas. Porém, evite a culpa, nada de se castigar por um exagero aqui, outro ali, às vezes vale mais a união e o compartilhamento de bons momentos do que uma alimentação 100% dentro do seu hábito alimentar. Permita-se e não se esqueça que o equilíbrio é o maior segredo!
Encontre alternativas saudáveis para seus pratos favoritos
Uma alimentação saudável não significa que você tenha que desistir de seus pratos favoritos de final de ano – dependendo do caso, vale uma pequena modificação. Você pode usar menos manteiga e bacon em algumas receitas, assar em vez de fritar, e por aí vai. Com esses truques simples, você pode se deliciar com todas as suas receitas favoritas, evitando os excessos.
É tudo uma questão de moderação
A moderação pode se tornar seu “mantra” durante a temporada de férias. Não há nada de errado em desfrutar de um jantar festivo e indulgente – mas você pode priorizar que suas refeições sejam balanceadas e nutritivas. Faça um almoço leve, sempre comece com uma salada – e você pode usar a melancia em diversos preparos – e no café da manhã seguinte a um jantar mais pesado opte por opções mais leves, como um suco feito de couve com melancia e gengibre.
Consuma mais frutas e vegetais
As receitas favoritas do natal e ano novo podem dar muito trabalho, levando horas para serem preparados. Às vezes comer de forma balanceada pode ser mais simples! Sirva mais pratos à base de frutas e vegetais na hora de pensar nos acompanhamentos. Em caso de dúvida, opte pelos preparos mais leves, como uma salada com melancia e ricota como entrada ou um aperitivo à base de frutas no início da tarde!
Lembre-se controlar as porções é essencial
O controle de porções será seu melhor amigo durante as festas de fim de ano. Opte pelos pequenos lanches durante o dia e faça três refeições médias em vez de três extragrandes. Isso melhorará sua digestão e reduzirá a quantidade que você come, tanto durante as refeições quanto no geral. Se você está preocupado com o controle das porções, pode usar pratos menores ou reduzir o número de repetições em cada refeição [1, 2].
A quantidade e frequência de consumo dos alimentos é o segredo para o saldo calórico negativo
Podemos comer de tudo, mas vai depender da quantidade, não exagere e sempre lembre do tamanho da sua mão, as porções não devem ser maiores que a palma da sua mão. Lembre também da frequência, se hoje exagerou, amanhã compense com refeições leves ao longo de todo o dia, prefira as frutas, legumes e verduras assadas e cozidas e para favorecer o gasto calórico pratique no mínimo 30 minutos por dia ou 2 horas e meia por semana. Assim, vai equilibrando a ingestão calórica e no balanço da semana o importante é o saldo negativo.
Desacelere durante as refeições
Embora esperar pela comida possa nos deixar ansiosos, uma dica importante para se manter saudável durante esse período das festas é desacelerar durante as refeições. Vários estudos mostraram que comer devagar pode dar ao nosso estômago tempo suficiente para enviar o sinal hormonal ao nosso cérebro dizendo que estamos satisfeitos, o que nos impedirá de comer demais sem que tenhamos fome [3]. Como resultado, isso também pode nos ajudar a manter um melhor controle das porções [4].
Saúde é integral, considerando sempre o prazer em sentar a mesa com sua família amigos e desfrutar de deliciosos pratos do dia do nascimento de Jesus!