#NutriExplica

Dica infalível no verão: aproveite ao máximo a melancia, seus benefícios, e nada de cair em mitos sobre essa fruta

17/12/2022

O verão não é verão a menos que haja melancia! Nenhuma outra fruta é tão hidratante, refrescante e saborosa para os dias mais quentes do ano, e como se não bastasse, ela é perfeita para uma variedade de receitas que tornam qualquer prato, suco ou lanche, algo surpreendente. Além de ser muito nutritiva, você pode aproveitar que ela nos traz energia – perfeita para refeições leves em dias quentes – com minerais e bastante água para hidratar, nos mantendo dispostos mesmo sujeitos a altas temperaturas. Então, já sabe, nada de dúvidas na hora de acrescentar essa fruta doce e vermelhinha em suas receitas, deixando-as ainda mais deliciosas. 

A melancia, assim como outras frutas, é uma parte essencial de uma alimentação balanceada, pois ela contém vitaminas, minerais e antioxidantes que nos ajuda a nos manter saudáveis.

Essa fruta docinha e a cara do verão é uma ótima opção para complementar a recomendação diária de ingestão de vitaminas A e C, bem como o antioxidante licopeno, reconhecido por auxiliar na proteção contra os danos causados pelos radicais livres em nosso corpo. 

A ciência confirma que a melancia ajuda a manter nosso organismo hidratado, contém uma variedade de micronutrientes, incluindo potássio, magnésio e vitaminas A e C, além de ser uma opção baixa em calorias, contendo em média apenas 35 por xícara (152 g). 

É também fonte de citrulina, conhecida por ser um aminoácido que pode melhorar o desempenho no exercício físico. 

Mesmo oferecendo tantos benefícios, a melancia muitas vezes ainda é injustiçada. Com certeza você já deve ter ouvido por aí alguém falando que comer melancia é indigesto, “fico lembrando o dia todo da melancia”, mas tudo isso não tem comprovação científica. Porém, atenção: tudo em excesso não é benéfico, comer qualquer alimento demais – incluindo frutas – pode não ser digesto e com certeza não traz o balanço que precisamos manter na alimentação.

Mas, vamos lá, é um mito que: 

  • Quem tem diabetes não pode comer melancia 
  • Que grávida não pode comer melancia
  • Comer melancia a noite faz mal 
  • Que melancia faz mal para a digestão 
  • Que comer melancia pode levar à uma super hidratação 
  • Que a fruta faz mal para quem sofre de condições cardíacas como, frequência cardíaca lenta, pressão arterial baixa, fraqueza muscular e batimentos cardíacos irregulares.

Precisamos reforçar que exceto que você coma uma melancia inteira todo dia por um longo período, nenhuma dessas afirmações fazem sentido. Nunca se esqueça que o controle em relação às quantidades e frequência com que comemos TODOS os alimentos é essencial!

Avatar photo Geórgia Castro Nutricionista CRN 51128
Tags:

Deixe um comentário