#NutriExplica

Que delícia a páscoa chegou! Momento de reunir amigos, família, a criançada e por que não combinar seu chocolatinho com uma fruta?

06/04/2023

Para além das tradições de cada cultura na Páscoa, muitas famílias também aproveitam a celebração como uma oportunidade para refletir sobre a importância da família e da união. Esse pode ser também um momento para fortalecer os laços familiares e criar novas memórias por meio de experiências compartilhadas com as crianças, idosos e amigos.

Chocolate Sim!

Repita comigo: não há nada de errado em comer um chocolatinho, ou um pedaço de ovo de páscoa, se essa for a sua vontade. Mesmo um ovo mais calórico não vai acabar com a sua saúde ou com a sua alimentação. O que não faz muito sentido são as condenações alimentares e restrições incontestáveis. Para as mamães e papais de plantão o maior desafio de todos: como proibir o consumo dos chocolates para os pequenos, que esperam sempre ansiosos por essa época do ano? Praticamente impossível, não é?

O segredo é pensar nas porções

O excesso de consumo de chocolate pode trazer efeitos nocivos à saúde e aumentar o risco de doenças como a obesidade e diabetes tipo 2, pois os chocolates em geral possuem alto teor de gorduras saturadas e açúcares. No entanto, o chocolate também pode trazer benefícios à saúde quando consumido em quantidades adequadas. O Ministério da Saúde recomenda uma porção de até 30 g de chocolate por dia [1,2], o que equivale mais ou menos a 1 bombom e meio desses mais comuns que encontramos nos mercados.

Benefícios do chocolate

Os benefícios do chocolate são provenientes dos polifenóis [3] presentes naturalmente no cacau, que possuem propriedades antioxidantes e auxiliam na proteção das células do nosso corpo contra os danos causados pelo estresse oxidativo. Portanto, na hora de escolher um chocolate é importante pensar na sua composição: quanto mais cacau, melhor.

Além disso, o chocolate também pode melhorar na sensação de bem-estar pois estimula a produção de serotonina, um hormônio associado à regulação do sono, apetite e humor. [4]

Chocolate + fruta = ótima combinação

As frutas são fontes naturais de vitaminas, minerais e substâncias com propriedades antioxidantes, e o cacau possui naturalmente polifenóis, que são conhecidos por terem propriedades antioxidantes também. Portanto, combinar uma fruta com um pedacinho de chocolate amargo pode ser uma ótima opção de consumir doce com moderação além de trazer mais sabor e textura dando aquela sensação de explosão de sabores na boca.

Outro ponto forte de fazer essa combinação é a versatilidade: há muitas maneiras de combinar frutas e chocolate, desde mergulhar uns pedacinhos de melancia, por exemplo, em chocolate derretido até fazer smoothies da fruta em cubinhos e chocolate ou assá-las cobertas de chocolate. Só de pensar já dá água na boca!

ALERTA DE SPOILER: no final do texto tem receitinha de melancia com chocolate para curtir a páscoa.

Anota aí algumas dicas para comprar/consumir chocolate nessa páscoa [4]:

  • Teor de cacau: prefira os chocolates com maior teor de cacau, por exemplo os chocolates amargos com 70% ou mais de cacau
  • Teor de açúcar: o ideal é buscar opções com menor quantidade
  • Teor de gordura: buscar opções com menor quantidade de gorduras totais e gorduras saturadas
  • Variar na combinação: unir o chocolate e as frutas dão até mais satisfação na hora de saciar a vontade dos doces
  • Pesar no preço: compre opções que caibam no seu bolso

Para você que chegou até aqui vai uma receitinha de espetinhos de melancia com chocolate, mas antes vai aqui uma curiosidade:

Ingredientes:

  • 1 melancia cortada em cubos de 1,5 cm mais ou menos
  • 1 xícara de gotas de chocolate amargo
  • 1 colher de óleo de coco
  • 10 espetos de madeira

Como fazer?

  • Passe os cubos de melancia nos espetos de madeira, deixando cerca de 2,5 cm do espeto exposto no topo.
  • Em banho-maria, derreta as lascas de chocolate amargo e o óleo de coco, mexendo ocasionalmente até ficar homogêneo.
  • Mergulhe cada espeto de melancia no chocolate derretido, usando uma colher para espalhar o chocolate uniformemente sobre a melancia.
  • Coloque os espetos em uma assadeira forrada com papel manteiga, se quiser coloque algum confeito que lembre a páscoa e deixe o chocolate endurecer por cerca de 10 a 15 minutos.
  • Sirva imediatamente ou guarde na geladeira até a hora de servir.

Aprecie o sabor doce e refrescante da melancia combinado com o sabor delicioso do chocolate!

Perguntas & Respostas

  1. Sabe qual a quantidade de açúcar em uma fatia de melancia?

Em 100g de ovo de páscoa de chocolate ao leite ou 4 bombons temos em média 52g de açúcares totais e 35g de gorduras totais.

Em 100g de melancia (1 fatia) temos em média: 4,5g de açúcares totais e 0g de gorduras totais.

  • Além disso, sabia que o açúcar da melancia é diferente do açúcar do chocolate?

O principal açúcar presente naturalmente na melancia é a frutose, já o principal açúcar do chocolate é a sacarose adicionada. Podemos encontrar outros compostos na melancia e no chocolate. A melancia vermelha tem licopeno naturalmente presente e o cacau utilizado no chocolate possui naturalmente compostos fenólicos, ambos são substâncias amplamente conhecidas por possuírem atividade antioxidante.

Avatar photo Geórgia Castro Nutricionista CRN 51128
Tags:

Deixe um comentário