Dia 1º de novembro foi comemorado o Dia do Veganismo e, em comemoração à data, pedimos que nossos seguidores nas redes sociais fizessem perguntas sobre o tema.
A nutricionista, Geórgia Castro (CRN 51128), respondeu agora algumas questões selecionadas. Confira:
1) Quais são os alimentos fontes de proteína?
Os alimentos que são fontes de proteínas de origem vegetal são: ervilha, lentilha, quinoa, feijão e o tofu. É importante misturar os alimentos de origem vegetal para ter um perfil de aminoácidos adequado nutricionalmente e de alto valor biológico.
2) Como evitar a deficiência de nutrientes na dieta vegana?
Sempre considerar uma alimentação balanceada, a diversidade dos grupos alimentares (como cereais, oleaginosas, proteínas, frutas, leguminosas, verduras, castanhas). E suplementar com vitamina B12, que apenas é encontrada em alimentos de origem animal.
3) Qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo?
Veganismo é um movimento em que seus adeptos evitam, na medida do possível e do praticável, excluir todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo.
Já o vegetarianismo é uma escolha alimentar na qual se tira os produtos de origem animal do cardápio.
4) Mas existem tipos de vegetarianismo? Quais são os principais?
(a) Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
(b) Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.
(c) Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.
(d) Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.
(e) Veganismo: não utiliza nenhum tipo de produto/insumo de origem animal e que nenhum deles tenha sido testado em animais
5) Como a melancia pode suprir vitaminas etc. com a falta de consumo da origem animal?
A melancia tem um aminoácido bastante importante para atividade física: a L-citrulina, que é bastante específica para melancia, podendo contribuir para a ingestão proteica, sempre tendo em mente a importância das preparações com melancia para a composição nutricional adequada.
Lembre-se, no entanto, que para fazer uma dieta (vegetariana ou vegana) saudável, é importante ter sempre o acompanhamento de um profissional da nutrição.