Como desenvolver hábitos alimentares saudáveis?
Muita gente pode não saber, mas no Brasil as famílias chefiadas por mulheres dobraram em termos absolutos (105%), subindo de 14,1 milhões em 2001 para 28,9 milhões em 2010 [1], segundo o último censo do IBGE.
Esses números só reforçam o que a gente sente no dia a dia, que as mães estão muito envolvidas com saúde e bem-estar de toda a família, incluindo a alimentação dos filhos.
Apesar de seu papel ser muito importante no que diz respeito aos hábitos alimentares de toda a família, essa responsabilidade não deve recair somente sobre as mães. É importante que todos da família se conscientizem da importância de uma alimentação equilibrada e tenham consciência do que está comendo, quanto come e quando, mas não menos importante, com quem se come. Por isso é importante envolver a família na escolha dos alimentos e ingredientes, desde a ida ao mercado, feira ou hortifruti até na preparação das refeições.
Quem cuida também quer ser cuidado, por isso neste mês das mães vamos dar além de presentes e abraços, vamos também cuidar da saúde e bem-estar dessas mulheres incríveis que fazem e dão o seu melhor para que todos sejam felizes e tenham qualidade de vida.
Você, que é Mãe, como pode ajudar a sua família a comer melhor?
- Estabelecendo horário para as refeições;
- Comendo na mesa, todos juntos;
- Envolvendo a família na compra dos alimentos, tanto na lista como na ida ao mercado, feira ou hortifruti
- As receitas devem ser planejadas e compartilhadas, assim todos sabem o que irão comer e quando, desta forma criando um ritual positivo com a alimentação;
- Sempre tenha frutas da estação na mesa da cozinha, para que todos vejam ao longo do dia. Coloque também frutas cortadas na geladeira, pode preparar potinhos de melancia e deixar de um dia para outro assim promove o hábito de consumo;
- Comece a refeição com a salada diversa com verduras como alface, rúcula e legumes como cenoura, brócolis e abobrinha temperado com o azeite de oliva extra-virgem
- Arroz e feijão é a base da alimentação do brasileiro e essa mistura é bem equilibrada, mantenha na quantidade adequada;
- A proteína busque as magras, filé de frango ou de peixe são excelentes opções.
- Incentive o consumo de água ao longo do dia, pode colocar pedaços de melancia com hortelã na água dando um saborzinho refrescante e estimulando a família beber mais água, que deve ser no mínimo 1,5L por dia.
- Evite o consumo de alimentos com alto teor de açúcares, gorduras, principalmente a saturada e sódio.
- Sempre considerando o tamanho das porções, o exagero é vilão quando falamos de equilíbrio na alimentação.
Alimentar não é apenas ingerir nutrientes, é comer gostoso com a companhia de quem você ama e ter a diversidade dos alimentos na quantidade adequada.
Promova o seu bem-estar fazendo das refeições um momento de compartilhar o seu dia com quem você ama.
Fontes:
[1] Cavenaghi S., Alves J. Mulheres Chefes de Família no Brasil: Avanços e Desafios. Escola Nacional de Seguros. Ed. 32. Rio de Janeiro, 2018.